Well Mars
Construíram um prédio imenso, num prazo recorde. Acostumara-se a ver longas distâncias. O horizonte. Coisa tão rara de se conseguir numa cidade como a sua.
Restou um lote ainda, mas logo, logo, seria construído. Já via agrimensores, construções provisórias sendo preparadas, movimentos de terra. Bem, acabou. O caminho para o trabalho ficou mais monótono. Afinal de contas, ficou como o trabalho.
Realizou-se uma grande inauguração. Comes, bandeirolas, fanfarra, anúncios. Era um supermercado. Filas, grosserias, pressa, produtos, preços e falta. Muita falta.
De qualquer forma precisava comprar algo para passar o seu mês. E lá foi visitar o dito. Ficou surpreso, as gôndolas, estantes e balcões estavam repletos de pessoas. Os produtos eram todos embalados. Não se via nada natural.
Aproximou-se e percebeu que se vendiam vivências. Apenas vivências. Vivências de Ódio, de Amor, de Avareza, de Amizade. Educação para crianças ou adultos.Vivências das Relações. O empreendimento se especializara em vender tecnologia de como se viver. Vendedores altamente especializados em segmentos específicos; com larga experiência. Experiência adquirida em faculdades, teatros, centros de pesquisa, livros, viagens de estudos. Foram condensadas, avaliadas, testadas e hoje estão disponíveis para uso individual.
Intrigado, confuso, conversou com o pessoal da loja, procurando entender o que estava vendo, ouvindo e, quem sabe, comprando. Ouviu pacientemente as explicações:
“Essa é uma prática corriqueira no primeiro mundo. Cada dia que passa raciocinamos mais. O nosso cérebro se expande e, felizmente, não volta jamais ao lugar de antes. Fica sempre expandido. Cada vez mais a ciência se especializa e para que a experiência não seja perdida, ela foi separada, contada e distribuída para nossos clientes. ”
“Observe que tudo é absolutamente natural e ecológico. Temos como exemplo máximo de organização as formigas. Elas atingiram o grau máximo de especialização que se conhece. Cada indivíduo tem o seu trabalho e se aperfeiçoa ao máximo na sua realização. Confira essa oportunidade. Venha participar do nosso sucesso. Que será o seu também.”
De fato, faz sentido. Não sei bem hoje como educar meu filho. Cada dia ele apresenta novas necessidades. Será que estou preparado para educá-lo? Não seria bom experimentar o pacote econômico de “Vida de pai em tempo integral”?
“Quanto custa?”
“Seiscentos em dez parcelas sem juros, no cartão.”
“Obrigado, volto amanhã.”
“Quero estar lembrando que o nosso País foi o escolhido pela Matrix para esta experiência pioneira, por ser o mais perfeito exemplo de sociedade pós-moderna.”
Não compreendeu bem os argumentos.Saiu de lá, pensativo. Antes de gostar de um livro, precisa ler um crítico de arte. Antes de gostar de um filme, precisa ouvir a opinião especializada. Qualquer opinião fora do padrão é abolida. Não se pode ser Cigano. Homo. Judeu. Albanês ou Guatemalteco. Soa estranho. O médico do ouvido não ouve nada que não seja otorrino. A sua mulher é fisioterapeuta do períneo. Não consegue ajudá-lo na cura da síndrome pós-pólio, para tal mal existe um qual doutor nessa especialidade.
As opiniões são todas altamente especializadas. As empresas são altamente especializadas. As pessoas são altamente especializadas.
Eu não tenho compreensão profunda de nada. Não posso dar nenhuma lição de vida. Uma vez freqüentei uma aula onde se discutia a biofisiologia do cuspe. Saí. Hoje me arrependo, poderia ser de grande utilidade.
De fato o mundo mudou muito. Hoje estamos num outro patamar de desenvolvimento: estamos preparando bois com asas.
A vivência de cada um vai ao ralo. Aqueles que dão importância à sua própria experiência são poetas. E, por definição, o poeta ganha tudo e fica sempre sem nada.

July 19th, 2007 at 10:03 pm
Brilhante!
Descrição perfeita da realidade atual.
Vendem-se vivências que tornam a nossa vivência cada vez mais efêmera. Definitivamente, prefiro ser poeta!